"A história é testemunha do passado, luz da verdade,
vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."

D.Dinis

No século XIII, o rei trovador, D. Dinis, compôs as cantigas de amigo que marcam o cancioneiro galaico-português. Deste Castelo, olhou a vastidão até ao mar e mandou plantar o Pinhal de Leiria, de onde dois séculos depois sairia a madeira para as caravelas que fizeram a primeira globalização. 

Inácio Aires de Azevedo

No século XIII, o rei trovador, D. Dinis, compôs as cantigas de amigo que marcam o cancioneiro galaico-português. Deste Castelo, olhou a vastidão até ao mar e mandou plantar o Pinhal de Leiria, de onde dois séculos depois sairia a madeira para as caravelas que fizeram a primeira globalização. 

José de Oliveira Zuquete

No século XIII, o rei trovador, D. Dinis, compôs as cantigas de amigo que marcam o cancioneiro galaico-português. Deste Castelo, olhou a vastidão até ao mar e mandou plantar o Pinhal de Leiria, de onde dois séculos depois sairia a madeira para as caravelas que fizeram a primeira globalização. 

Ernesto Henriques

Ernesto Rolla Henriques era compositor e violinista amador de merecimento, nascido em 1902. Fez parte da Orquestra Sinfónica de Leiria, da qual foi o primeiro violino. A lembrança deste músico fica na memoria dos vários agrupamentos musicais que dirigiu na cidade de Leria.

Maria Carlota Tinoco

Maria Carlota Tinoco nasceu no ano de 1903 e faleceu no ano de 1980. Era uma pianista e professora de piano que juntamente com o seu marido, Agostinho Gomes (1896-1969), organizava a vida cultural e musical de Leiria.

Carlos da Silva

O conhecido Cónego Carlos da Silva nasceu em 1928 e faleceu em 2009. Sacerdote e músico passou grande parte da sua vida em Leiria, dedicado sobretudo ao ensino no seminário diocesano. Foi também maestro do coro da Sé de Leiria e regente musical das assembleias em Fátima.

António Cordeiro Gonçalves

António Cordeiro Gonçalves foi um ilustre cortesense, que nasceu em 1933 e faleceu em 2011. Músico, mestre e compositor cuja personalidade e atividade musical em prol das filarmónicas se distinguiu para além do concelho de Leiria durante todo o século XX.

Guy Stoffel

Foi o fundador do Grupo Coral do Ateneu Desportivo de Leiria e maestro do Orfeão de Leiria.

A Last Day on Earth

Dominados pela onda do Rock e do Metal, A Last Day on Earth é uma banda original de Leiria, formada em 2005, constituída por quatro elementos. O seu sucesso a nível nacional fez com que fossem reconhecidos por uma editora internacional, Casket Music, com sede no Reino Unido.

Jerónimo

A música é indie de base eletrónica. A banda Jerónimo nasceu no seio da família Jerónimo, na freguesia de Bajouca, conselho de Leiria. Um projeto musical, da Omnichord Records, composto por três irmãos, que em 2018 se juntaram para dar corpo a uma banda.

Alien Squad

Uma das bandas originais mais antigas de Leiria iniciou o seu projeto musical, de nome Alien Squad, em 1989. O grupo musical revela práticas de uma notável rebeldia inconformista e de uma originalidade musical própria e mantem-se fiel ao estilo musical punk.

Aeon Pulse

Aeon Pulse é um projeto musical de rock que nasceu em 2013 na cidade de Leiria. A banda explora as diferentes vertentes do rock, o que resulta numa sonoridade rugosa e audaciosa.

Banda Catraia

Unidos desde 2014, a Banda Catraia apresenta um estilo de música fresco e dançável, que não deixa ninguém indiferente, seja miúdo ou graúdo. Os elementos do grupo partilham um enorme gosto pela criação de canções de harmonias ricas e melodias recortadas, enraizadas na tradição, mas modernas na sua expressão.

Born a Lion

Projeto musical que se formou em 2004 na cidade de Leiria. Um grupo de jovens reuniu-se com o interesse e motivação de trazer de volta o estilo musical shoegazing, com isso, e com outras influências na onda do indie, formaram a banda Born a Lion.

Bússola

Em 2013, Pedro Santo reuniu alguns músicos para dar corpo a uma banda, os Bússola. De encontro aos gostos e às ideologias dos seus membros, identificam este projeto musical como a banda que fez o folk, o indie e o pop viverem felizes para sempre.

Desbundixie

Desde o ano de 2000 que os Desbundixie apresentam temas escritos de época, orquestrados por eles. Prometem proporcionar concertos alegres, divertidos, bem-dispostos, com o intuito de colocar o Jazz no contexto onde foi criado, como sendo uma música essencialmente popular e aberta a todas as classes sociais.

Few Fingers

Few Fingers, a banda da Omnichor Records que começou em meados de 2015 com canções simples e despretensiosas, embaladas pela lap steel guitar, que assumem um legado folk e uma escola indie. Sem pressas nem objetivos, elaboram canções que exploram as dificuldades de criar e  de manter relacionamentos com outras pessoas.

Farratuga

Fanfarra Farratuga, formada em 2011, apresenta o seu projeto de música com temas originais e versões de covers de músicas portuguesas que lhes proporciona uma abordagem diferente, na onda do funk. É notório o talento e dedicação destes músicos que contagiam todo o país de alegria e boa disposição.

Dream Pawn Shop

Dream Pawn Shop é um projeto de música criado pela iniciativa de João Pascoal, em 2013. Descrevem-se como uma banda que explora sons mais pesados e que se dedicam a trabalhar nas áreas do rock instrumental e experimental, com uma pequena influência em jazz.

First Breath After Coma

First Breath After Coma surge a partir de um grupo de amigos que editam o seu lançamento de estreia num projeto de música do género alternativo/independente em 2013, pela Omnichord Records. O seu trabalho reflete-se no reconhecimento e, vencedores do seu mérito, não só percorrem todo o país como partem em digressões internacionais.

Silence4

Em 1995, numa pequena aldeia de nome Reixida, nasce um grupo de música pop intitulado Silence 4. A banda proveniente de Leiria constituiu a maior revelação da música moderna portuguesa dos anos 90, cujas canções eram maioritariamente cantadas em inglês.

Griot

Banda multinacional de rock progressivo, oriunda de Leiria e fundada pelos músicos João Pascoal e Sérgio Ferreira, em 2014.  São dominados pelo rock progressivo, onde são explorados e incorporados outros géneros musicais de forma a criar diferentes paisagens sonoras.

Homem de Marte e Os Invasores

O projeto musical teve início em 2010, pela iniciativa de Marciano que deu origem a banda Homem de Marte e os Invasores. Esta banda de rock alternativo participou em alguns festivais pelo país e acompanhou/tocou com vários artistas de grande nome e presença em Portugal.

Les Crazy Coconuts

Destacados pela originalidade do casamento que fizeram entre o rock e a dança, Les Crazy Coconuts estrearam-se em meados do ano de 2014. Desenvolvem assim, com a produtora Omnichord Records, um projeto refletido das novas tendências da canção pop.

Morphing Treeman

Focados no género alternativo, possuem um estilo fresco e inovador tanto na música como na abordagem à pilosidade corporal. Morphing Treeman é um projeto de música Math Rock, que nasceu em meados do ano de 2015, que trabalha várias melodias.

Nice Weather for Ducks

A banda composta por um grupo de amigos, todos rapazes, que se lançou em 2012 e deu origem à Omnichord Records. Nice Weather for Ducks, originais de Leiria, têm o seu estilo indie rock e ganham vantagem nos seus membros que gostam de explorar e criar outros projetos ao nível da música.

Obaa Sima

Hugo Domingues e Luís Jerónimo deixam a banda Nice Weather For Ducks em lume brando. Em 2017, cozinhados pela Omnichord Records e degustados pela população de Leiria, passaram a usar os teclados ligados aos pedais de guitarra para nos conduzirem numa viagem sem regras nem paisagens certas. 

The Allstar Project

All Star Project são um quinteto, composto por rapazes, de Leiria, com um projeto de música género post-rock, formado em 2001. Esta banda emprega-se a uma sonoridade alternativa, navegando por estilos diferentes que se unem num só.

These Are My Tombs

These Are My Tombs nasceram em 2014, a banda insere-se no subgénero musical conhecido por post-rock caracterizado por fundir elementos típicos do rock alternativo e progressivo assim como do jazz. Destaca-se a instrumentalização de forma a criar uma paisagem sonora que nos prende para nunca mais nos largar.

SURMA

Débora Umbelino, da Omnichord Records, mais conhecida pelo seu projeto artístico Surma, domina as teclas, os samplers e as cordas. Trabalha com vozes e com sonoridades que fogem do jazz para o post-rock e da eletrónica para o noise. Desde 2015 que se reconhecida e percorre o pais e  o resto do mundo.

Whales

Whales são uma banda de rock alternativo, original de Leiria e editados pela Omnichord Records, que desde 2016 proporciona a nível nacional e internacional, uma energia frenética o que os destaca no território português a nível do indie rock.

Twin Transistors

Twin Transistors são uma banda editada pela Omnichord Records de género alternativo/independente, que entrou em atividade em 2009. Um projeto musical, original de Leiria, que explora diferentes sonoridades e que transpira rock, groove e alma.

E toda a cidade é um palco.