Leiria Cidade Criativa da Música

E toda a cidade é um palco
A 30 de Outubro de 2019, a UNESCO anunciou a designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música.
A designação foi feita no dia em que UNESCO revelou uma lista de 66 cidades de todo o mundo que se juntam à Rede de Cidades Criativas da Organização, que agora soma um total de 246 membros.
A Rede reúne cidades de todo o mundo que assentam o seu desenvolvimento na criatividade, seja na Música, Crafts & Folk Art, Design, Cinema, Literatura, Media Arts ou Gastronomia.
Perguntas Frequentes
I. Rede de Cidades Criativas da UNESCO
O que é a Rede de Cidades Criativas da UNESCO?
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade e a inovação como factores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.
A rede reúne 246 membros de todo o mundo em sete campos criativos:
Artesanato (Crafts and Folk Arts), Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Media Arts e Música.
Como principal programa da UNESCO para as cidades, a UCCN oferece às cidades membro a oportunidade de trabalharem e aprenderem em conjunto sobre o uso da cultura e da criatividade como motor do desenvolvimento sustentável.
Através da partilha de experiências, conhecimento e boas práticas, criando novas parcerias e fortalecendo as que já existem, a UCCN incentiva e inspira as cidades membro a criarem e implementarem políticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável nos campos económico, social, cultural e ambiental.
Como é que a Rede ajuda a minha cidade?
Tornar-se uma Cidade Criativa da UNESCO proporciona à sua cidade um posicionamento estratégico e oportunidades para desenvolver e consolidar políticas e acções locais para a criatividade. Fazer parte da UCCN representa um verdadeiro valor acrescentado, permitindo à sua cidade:
- Estimular e fortalecer o desenvolvimento nacional e internacional entre cidades que reconheceram
a criatividade como um factor estratégico para o seu desenvolvimento sustentável. - Reforçar a sua imagem e impacto a nível local, regional e internacional, dando visibilidade às suas
políticas inovadoras, às estratégias e às actividades criativas. - Aumentar a sua atractividade ao nível regional, nacional e internacional para futuros investidores
económicos e profissionais criativos qualificados. - Facilitar a mobilização de recursos financeiros dos sectores público e privado.
- Trabalhar em rede com outras Cidades Criativas através de eventos conjuntos e projetos comuns;
- Partilhar conhecimentos e construir parcerias.
- A partir da área criativa da sua cidade (Leiria: música), apoiar e potenciar a dinâmica criativa local,
mobilizando os diversos actores dos sectores público e privado e activando o diálogo entre
autoridades locais, organizações profissionais, universidades e criadores. - Impulsionar o desenvolvimento do sector criativo e dos profissionais locais e promover o acesso dos
agentes culturais a mercados e redes internacionais. - Conectar-se ao programa internacional de desenvolvimento através da UNESCO, obtendo
oportunidades de divulgar as suas experiências e boas práticas a nível internacional.
Qual é a principal responsabilidade da minha cidade como membro da UCCN?
A designação de Cidade Criativa da UNESCO é certamente um reconhecimento dos bens culturais da sua cidade e da dinâmica criativa como motor do seu desenvolvimento sustentável. Representa apenas o ponto de partida de uma longa viagem até ao alcance do seu potencial. Como qualquer organização membro com responsabilidades, espera-se que a sua cidade:
- Implemente actividades directamente relacionadas com a Agenda para o Desenvolvimento
Sustentável 2030 e a Missão da UCCN. - Elabore um Relatório (Membership Monitoring Report - MMR) de quatro em quatro anos.
- Participe em todas as Conferências Anuais da UCCN (o mais importante encontro da Rede), que reúne
as cidades membro com a participação do Presidente de Câmara de cada cidade. - Participe activamente nas atividades da sub-rede, incluindo os seus encontros anuais;
- Considere a possibilidade de se candidatar ao Comité de Coordenação que apoia o Secretariado da
UCCN em ligação com as cidades membro; - Comunique activa e regularmente com o Secretariado da UCCN para divulgar informações e
iniciativas tomadas localmente e internacionalmente, com o objetivo de promover conhecimento e
experiência desenvolvidos na Rede; - Participe na escolha da Cidade Anfitriã da Conferência Anual da UCCN, organizada pelo Secretariado
da UCCN; - Considere apoio financeiro à Rede através do voluntariado da UCCN, Mecanismo de Contribuição Financeira, no qual as cidades membros são convidadas a participar de acordo com a sua respetiva situação e capacidades.
II. Leiria Cidade Criativa da Música
A designação atribuída à minha cidade é temporária?
A atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO é definitiva, desde que a cidade designada se envolva na Missão da UCCN e cumpra com os seus deveres de cidade membro da UCCN.
Onde posso conhecer a estratégia definida pela minha cidade?
Em Leiria, a Casa da Cidade Criativa da Música, a funcionar no Centro Cívico, é o espaço físico onde tem acesso a toda a informação sobre a UCCN e sobre Leiria Cidade Criativa da Música.
Como é gerida Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO?
Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO está na dependência directa do Presidente da Câmara de Leiria. Tem uma Equipa Executiva e um Conselho Estratégico.
Qual é a diferença entre a Casa da Cidade Criativa e Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO?
Leiria Cidade Criativa da Música é uma designação atribuída pela UNESCO à cidade de Leiria em função da sua dinâmica cultural e criativa e da estratégia que a Cidade traçou com base na criatividade, na cultura e na prossecução dos ODS. A Casa da Cidade Criativa é o espaço físico que corporiza esta designação e onde a equipa executiva desenvolverá a estratégia, em articulação com os agentes culturais, as indústrias culturais e criativas, os sectores empresariais e económicos e o ensino superior, de Leiria.
O que posso fazer na Casa da Cidade Criativa?
Na casa da Cidade Criativa
a) tem acesso a todos os programas, parcerias, residências artísticas e actividades da Rede das Cidades Criativas e da UNESCO, em geral;
b) se tiver um projecto cultural, de base criativa, e quiser potenciá-lo através da rede local ou da UCCN, a equipa executiva dar-lhe-á orientação;
c) encontra uma equipa que o ajuda a procurar parceiros para o seu projecto;
d) pode apresentar sugestões e propor actividades;
e) pode consultar livros e documentos sobre música e história da música (uma extensão da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira)
A Casa da Cidade Criativa tem programação própria?
a) Enquanto espaço que corporiza a estratégia de Leiria Cidade Criativa da Música, o objectivo não é programar. Leiria tem programação em quantidade e de qualidade. Contudo, há áreas que ainda são deficitárias, como Reflexão e Pensamento, Residências artísticas, Música/Cinema. A equipa executiva, aproveitando as parcerias da UCCN ou outras, programa actividades que terão lugar na Casa da Cidade Criativa, em espaços expositivos do Município e em espaços naturais do Concelho.
b) Na Casa da Cidade Criativa e na Praça Eça de Queiroz há um programa de divulgação artística: “O Palco é Nosso”. Para subir a este palco, só tem de se inscrever - indicar o dia e hora que melhor lhe convêm e a área criativa (música; literatura; performance; artes plásticas; stand up; teatro; dança; artesanato; gastronomia ...).
Qual é o horário de funcionamento da Casa da Cidade Criativa?
A Casa da Cidade Criativa funciona de segunda a sexta feiras, das 15:00 às 19:00 No caso de eventos, o horário poderá ser alargado.
Como é financiada a Estratégia e o Plano de Acção de Leiria Cidade Criativa da Música?
No Orçamento Anual do Município de Leiria, será alocada uma verba para a Cidade Criativa da Música. A equipa executiva procurará financiamento para os projectos através dos programas nacionais (DGARTES, ICA, Fundação Calouste Gulbenkian, outros), programas europeus (Europa Criativa, EEA Grants, outros), programas mundiais (Rede UNESCO, outros) e através de parcerias e de mecenas.